-
Arquitetos: RMA Architects
- Área: 88 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Carlos Chen, Charles Garcia, Rajesh Vora
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de habitação para 100 elefantes e seus Mahouts (tratadores), Hathigaon, (ou Vila dos Elefantes), situa-se no sopé do Forte Amber próximo a Jaipur. A estratégia adotada foi primeiramente recompor a paisagem devastada pela extração de areia, criando corpos d'água para captar a chuva, fonte crucial de abastecimento no clima desértico do Rajastão. Após a implantação dos corpos d'água, foi executada a arborização extensiva com espécies nativas - tudo com gastos baixos, empregando mão de obra local.
A água é um componente crítico do projeto, propiciando a relação entre mahout e elefante através dos banhos - ritual importante para a saúde do animal bem como para o vínculo entre ele e o tratador.
Os thans (unidades habitacionais) se organizam em grupos situados em porções do terreno que não são tomadas pela regeneração da paisagem. Pátios e pavilhões complementam os 40 m² compreendidos pelo orçamento da habitação de baixo custo para cada unidade. O planejamento se vale do agrupamento para criar gradações de espaços comuns e um senso de comunidade entre os habitantes.
Os desafios de trabalhar através das burocracias de um projeto financiado pelo governo e executado pelo departamento responsável pelas obras públicas foram superados atribuindo grande importância para a questão paisagística e tornando a água um instrumento central de orientação das decisões. Essa experiência, assim como a vida de seus habitantes, foca no atendimento às necessidades cruciais, com o investimento em arquitetura sendo mínimo. O intento do design era deixar margem para que os moradores seguissem transformando suas casas gradualmente, apropriando-se visual e espacialmente delas ao longo do tempo.